quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ainda caros, celulares com sistema do Google são dependentes da internet

Desenvolvido pelo Google, o Android, no mercado há dois anos, é o segundo sistema operacional mais utilizado nos Estados Unidos, superando o iPhone, segundo pesquisa da empresa NPD Group. Foi para testar o poder de fogo dessa última alternativa que o UOL Tecnologia colocou à prova cinco aparelhos com Android: LG Smart GW620, HTC Magic e Samsung Galaxy Lite, além dos Motorola Backflip e Milestone.

É importante conhecer as características dos sistemas operacionais para celular, pois cada vez mais a escolha se torna complexa, até pelo número de opções no mercado. Aliás, além do Android há mais quatro sistemas utilizados em smartphones: o iPhone OS, da Apple; o Symbian, muito utilizado em celulares Nokia, o Blackberry e o Windows Phone (antigo Windows Mobile).

No que diz respeito aos formatos dos telefone testados, três são diferentes e outros dois são semelhantes: o da LG e o Milestone são slide, o Backflip tem flip reverso – o teclado fica atrás da tela – e os outros dois, HTC e Samsung têm formato semelhante, sem teclado físico. Os três primeiros são recomendados para quem precisa de agilidade na digitação, pois contam com um teclado QWERTY. Já os outros dois prezam mais pelo design. Tanto o Samsung como o HTC só têm teclado virtual touchscreen.

A maioria dos celulares, seguindo a tendência dos novos aparelhos, vem com a porta mini-USB — que foi escolhida pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão mundial — e uma entrada para fone estéreo. O único que foge disso é o HTC, que tem um conexão exclusiva chamada “HTC ExtUSB”, exclusiva da marca e incompatível com a maioria dos conectores do mercado.

No quesito preço, os Androids ainda não estão na faixa de telefones celulares considerada acessível. Entre os modelos testados, o mais barato é o Samsung Galaxy Lite, que é encontrado à venda por R$ 999, enquanto o mais caro, Motorola Milestone, custa R$ 1.799, ambos em plano pré-pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário